Something here


Ranking
Pos. Cidade Alcance da meta
1 CE - Fortaleza
100%
2 SC - Florianópolis
100%
3 RJ - Rio de Janeiro
100%
4 BA - Salvador
100%
5 RS - Santa Cruz do Sul
100%
6 MS - Campo Grande
100%
7 BA - Luis Eduardo Magalhães
100%
8 PR - Curitiba
100%
9 PE - Recife
100%
10 RS - Porto Alegre
73%
X

Boas vindas

Seja bem vindo ao Projeto 50 Telhados!

O 50 Telhados foi lançado com o intuito de divulgar a geração distribuída a partir da energia fotovoltaica. Coordenado pelo Instituto Ideal, o projeto é executado localmente por empresas instaladoras que, até o final de 2015, devem alcançar a meta de instalar 50 telhados fotovoltaicos de 2 kWp (ou 100 kWp de potência total instalada).

Com isso, a geração anual estimada ficaria em torno de 130 MWh em cada cidade. O objetivo inicial do Instituto Ideal era implementar o projeto em pelo menos 20 cidades brasileiras durante o ano de 2014. A meta foi ultrapassada já em julho!

Essas cidades se tornarão referência nacional na utilização de energia oriunda do sol, matéria-prima livre e inesgotável. Com tal ação, entre os anos 2014 e 2015 o Brasil teria instalado o equivalente ao projeto alemão “1000 telhados”, responsável por impulsionar a energia solar fotovoltaica na Alemanha. Contudo, no caso brasileiro, isso seria alcançado sem qualquer tipo de incentivos nas tarifas de energia elétrica vigentes.


Fechar essa janela e navegar no mapa

Faça parte!

Consumidor

Se você quer participar do projeto instalando um sistema fotovoltaico em sua casa ou empresa, você deve procurar os instaladores responsáveis pelo projeto em sua cidade.

Instalador

Serão aceitas adesões de novas empresas executoras somente até março de 2015. Para ser admitida no projeto, a empresa precisa comprovar que a cidade para a qual solicita a entrada já tenha instalado, no mínimo, 50% da meta total estipulada (25 sistemas fotovoltaicos conectados à rede ou 50 kWp de potência total instalada). As instalações não precisam ser todas suas, você pode se unir a outra empresa que também tenha instalado sistemas FV no seu município para, juntas, solicitarem a entrada no projeto. A medida visa garantir que a meta do projeto seja alcançada no fim de 2015.

Leia atentamente o Regulamento do 50 Telhados e depois reúna a documentação solicitada, enviando para contato@americadosol.org. Não esqueça de informar em qual cidade você gostaria de desenvolver o projeto.


Fechar essa janela e navegar no mapa

Quem somos

O 50 Telhados é uma iniciativa do Instituto Ideal desenvolvido em cada cidade em parceria com empresas instaladoras. O Projeto integra o programa América do Sol, desenvolvido com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, e criado com o objetivo de incentivar a adoção da geração fotovoltaica conectada à rede.

Para saber mais sobre o Programa e conhecer outras ferramentas, acesse www.americadosol.org


Fechar essa janela e navegar no mapa